Projetos

Pesquisas

  • Trabalho home-office como necessidade para pessoas com deficiência

    Acesse a pesquisa e seus resultados

    A pandemia impactou o ambiente de trabalho, fazendo com que as organizações brasileiras se digitalizassem durante esse período, forçando a maioria dos funcionários a trabalhar remotamente e usar ferramentas de comunicação digital atuais ou novas para atender às suas necessidades de comunicação.

    O objetivo do trabalho de conclusão do curso de MBA em Negócios Digitais pela Universidade de São Paulo é analisar como o trabalho remoto pode ser mais inclusivo do que o trabalho presencial para permitir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de ajudar na atração de talentos e no desenvolvimento de carreira.

    Através de um estudo survey, um questionário foi construído com o apoio de profissionais com deficiência e divulgado pelas redes sociais e comunidades on-line. O trabalho evidenciou que as empresas que desejarem reter e atrair talentos com deficiência e evitar penalidades legais precisam investir na inclusão no ambiente de trabalho, e o trabalho remoto pode ser uma forma de oferecer acessibilidade e inclusão aos funcionários com deficiência por oferecer autonomia e independência em um ambiente acessível.

    Os resultados indicam que o trabalho remoto é uma ferramenta importante para a inclusão e retenção desses profissionais no mercado, mas a mentalidade empresarial precisa mudar para que a inclusão seja efetiva, considerando as capacidades e competências dos indivíduos, e não apenas seus custos.

  • Documentação .horcel

    O objetivo do .horcel é promover um conjunto de recomendações de design para que quaisquer pessoas possam entender melhor como desenvolver conteúdos digitais acessíveis, sendo mais adequados às necessidades de pessoas com TDAH, discalculia e disortografia.

    Esse guia foi criado a partir do trabalho de conclusão de curso do técnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP da autora, foram extraídas recomendações escritas por profissionais e acadêmicos na área de acessibilidade digital e experiência do usuário. Com isso, foram selecionadas as recomendações que não conflitassem ou contradizessem a WCAG 2.1, de modo que as orientações propostas não prejudiquem outros grupos de usuários.

  • Conscientização sobre o TDAH

    Autora e ilustradora de cartilha de conscientização para educadores e cuidadores sobre o TDAH , trabalho exposto na Revista Ceciliana e no 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica, sendo premiado como melhor trabalho na área de Ciências Humanas no respectivo ano.

    A cartilha foi disponibilizada on-line, com algumas cópias físicas, em algumas escolas públicas e privadas da Baixada Santista de maneira gratuita.

  • Empoderamento feminino através de comunidades de tecnologia

    Organizadora voluntária do Women in Technology da Baixada Santista e autora do artigo "Empoderamento Feminino por meio de Comunidades Tecnológicas " apresentado no XV Women in Technology promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

    Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de um levantamento e possíveis indicadores de empoderamento feminino extraídos de comunidades tecnológicas de linguagens de programação.

  • Projeto de extensão: Meninas na T.I.

    Uma das autoras do artigo "A presença feminina na graduação de T.I. nas universidades da Baixada Santista: Juntas na T.I. " apresentado ao XI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, publicado na Revista Ceciliana

    Tal pesquisa levantou o número de estudantes das 3 principais faculdades de tecnologia da Baixada Santista, no qual apenas 12% se identicava com o gênero feminino, sendo que 90% cogitou a desistência por episódios de assédio.

    Esse trabalho deu origem ao projeto de extensão do IFSP: Meninas na T.I. que visa despertar o interesse de meninas do ensino público fundamental na área de tecnologia e ciências exatas, como um comprometimento a Agenda 2030 da ONU.